domingo, 21 de novembro de 2010

Bem-vindos ao nosso blog!

Queridos internautas, este blog visa relatar, informar e apresentar todas as atividades referentes ao laboratório de nossa escola. Este é um espaço dedicado a todos aqueles que fazem uso do espaço na escola, afinal de contas, o nosso laboratório é de todos e deve ser usado por todos. Queremos, como sempre, contar com os nossos colegas professores e regentes de laboratório para compartilharmos as ações desenvolvidas nos vários laboratórios da rede municipal de ensino. Um forte abraço!

Aldeise / Jair Carlos

Um comentário:

  1. "Informática na Educação ou tecnologia na educação”
    A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc) Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.
    (learning about), em que a própria tecnologia é objeto de aprendizagem;
    (learning with), em que o aluno aprende usando as tecnologias como ferramentas que o apóiam no processo de reflexão e de construção do conhecimento (ferramentas cognitivas). Nesse caso a questão determinante não é a tecnologia em si mesma, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia, usando-a, sobretudo, como estratégia cognitiva de aprendizagem.
    Sei que meras palavras não servirão necessariamente como lenitivo elucidado neste momento. Estou muito feliz pelo avanço da escola nestes últimos anos. Parabéns a todos!!

    Tonny P.

    ResponderExcluir